domingo, 28 de setembro de 2014

A Máscara

"Sê a mudança que queres ver no Mundo"

Eram 5h00 da manhã quando se deu a alvorada de um novo dia. Logo ao acordar deparamos-nos com uma nova pista mistério que nos levou ao visionamento de um pequeno vídeo, intitulado  como "Máscara", que se focou na aparência exterior, de nos fazermos parecer ou ser quem não somos. Deste modo o objectivo do dia, passou por nos libertarmos destas máscaras, demonstrando a nossa verdadeira essência..

Simboliza a aparência de ser\parecer outra pessoa, assim o objectivo era libertarmos-nos dela, ao longo do dia, e demonstrar aquilo que realmente somos.

Após termos aceite este desafio, e de termos realizado a oração da manhã, lançamo-nos ao grande marco do dia: O Hike até ao Lago Oeschinensee.

O caminho foi longo, sinuoso e com um declive acentuado, mas a boa disposição, alegria e ambição de atingir aquele local mítico superou as dores, quedas e cansaço acumulado. A chegada ao Lago foi deslumbrante. É impossível transpor em palavras a beleza que presenciamos... desde a beleza das montanhas envolventes (muitas ainda tinham neve no cume), à agua transparente que reflectia a paisagem, um enorme espelho. Quando atingimos o Lago Oeschinensee ainda estava um ar gélido da manhã, e nem o sol tinha aparecido. Mas depois de algumas fotos e dinâmicas presenciamos um momento magnifico. No cume este da montanha começou a surgir o Sol, por entre a neve e as rochas, foi um instante inesquecível que certamente ficará recordado na memória de todos os participantes.
Nesta envolvente mágica, fomos convidados a compor a verdadeira máscara que um de nós possui. Foi-nos indicado pelos nossos companheiros que características mais visíveis nos compõem, a nós coube-nos a tarefa de reflectir sobre o que tentamos esconder com a nossa máscara.


Antes da hora de almoço aproveitamos para regressar ao vale, mais propriamente à vila de Kandersteg, onde aproveitamos para almoçar nas redondezas. Como normal aproveitamos para confraternizar, com novos jogos e dinâmicas, por volta das 13h00 o Bruno Costa [membro da PWP'13, e que esteve connosco durante um dia] teve de nos deixar, mas sem antes partilhar algumas palavras sábias.

Da parte da tarde percorremos um novo trilho que nos levou até ao Parque Natural de Blausse, até aqui fomos ladeados maioritariamente pelas margens do Rio Kander, rodeados por campos verdejantes. Demoramos cerca de 1h30 a realizar o caminho, sendo que foi um momento de apreciar a paisagem e de realizar novas experiências muito energéticas. Em Blausse tivemos oportunidade de observar um lago, carregado de uma enorme mística romântica (novamente de cor azul transparente, mas de menor dimensão do que o Lago Oeschinensee), sendo que a principal característica deste lago eram as trutas. Existiam trutas de grande dimensão no Lago de Blausse, e no interior do Parque podíamos observar o processo evolutivo desta espécie em tanques ao ar livre. Para além do lago e das trutas o parque era um excelente local de convívio com espaços verdes muito agradáveis para crianças e graúdos, onde aproveitamos para nos divertir e descansar.


Após o jantar tivemos uma actividade de confraternização com os Pinkies, designada Internacional Staff Night. Em que os membros do Staff do KISC, pela primeira vez apresentaram a sua cultura a uma Work Party. Tivemos oportunidade de conhecer melhor outros escuteiros do Uganda, Japão, Colômbia, Holanda, Reino Unido, Portugal, Austrália, Venezuela, Hong Kong, Dinamarca, Brasil. Foi o pináculo do divertimento com musica e animação à mistura.



'Hoje foi dia de exploração, desde o Lago Oeschinensee até ao Parque Natural de Blausse, apreciamos a beleza alpina presente até na mais pequena maravilha!' - Maria Catré

Texto de Nuno Pina e Filipa Aroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário