quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Felicidade é… realizar sonhos!


Por volta das 7 horas da manhã, a claridade do Sol, que ainda se escondia por de trás dos Alpes Suíços, entrava pelas janelas do quarto “Boy Scouts of America” do mais antigo Chalet do KISC convidando-nos para abraçar o primeiro dia dedicado ao serviço do campo. Se nesta altura já estávamos completamente rendidos às paisagens e à magia do KISC, a expectativa de virmos a trabalhar com os Pinkies e podermos deixar a nossa pegada no centro escutista mais aclamado a nível mundial só nos deixava mais animados e prontos para servir – não sem antes encher o estômago, porque um português a trabalhar de barriga vazia não inspira confiança.

Pouco faltava para as 8h15, o horário estipulado para o início dos trabalhos. Um dos Pinkies, o Paul, dá-nos os bons dias e convida-nos a dar uma volta rápida pelo centro aproveitando para apresentar os locais onde o serviço daquele dia seria feito. Juntaram-se a nós o Adam, a Maya e a Hana, pinkies que iam auxiliar-nos nos nossos serviços nesse dia. Parámos no Werkhof para nos dividirmos em grupos de trabalho: um grupo foi com o Paul e a Maya limpar fossas, outro ficou no Werkhof com o Adam a empilhar e arrumar mesas e o último foi com a Hana transportar e limpar tendas militares. A meio da manhã, fizemos o nosso coffee break aproveitando para trocar impressões dos trabalhos, no Uncle Sam, na companhia do pão com doce, do “red stuff” do café e do cheirinho a fossa. Restaurados, retomamos o trabalho! O grupo da Hana terminara mais cedo o seu trabalho sendo convocado para auxiliar o grupo das fossas.

Chegada a hora de almoço, a entrada dos trabalhadores no refeitório fez-se com um pequeno atraso derivado na extensão dos trabalhos – estávamos desculpados… afinal a culpa foi da vontade de não deixar o trabalho a meio. A mesa enche-se: o prato com massa acompanhada de molho de tomate, o copo com Yellow ou Red Stuff (ou água) e o ar com o aroma a fossa. Não foi assim tão mau, pelo menos imaginam o teor das conversas e das piadas… 

Às 14h30, fomos de encontro ao Paul que nos parabeniza pelo trabalho que foi elaborado mais rápido que ele estava a prever. Seguiu-se então novas indicações e novos grupos de trabalho distribuídos pelos Pinkies: Paul, Maya e Adam cujos trabalhos foram respetivamente reparar vedações, pinturas de bancos do KISC e retirar a mobília do Kander Lodge. Na hora do lanche (16h), o Paul avisava as equipas para se encontrarem na margem do rio Kander. A comida, o sol e o som do rio azul a correr ao nosso lado rapidamente repôs as nossas energias. Terminámos os trabalhos perto das 17h30, o que permitiu visitar os locais mais emblemáticos do KISC que ainda não conhecíamos aliado às explicações e orientações do Paul. Posto isto, jantámos às 18h00.

Chegada a noite, era tempo de realizar a nossa dinâmica noturna: “Qual é o teu Norte?”. 
Repensando o que nos faz feliz, qual o teu objetivo, qual o teu maior sonho, numa primeira fase, pensamos a pares: partilhamos ambições com uma pessoa que pouco conhecíamos. Posteriormente dirigimo-nos à sala “International Friendship” de modo a expormos ao grupo aquilo que anteriormente foi repensado e foi partilhado a pares. Posto isto, o dia chega ao fim complementado com umas colheradas de Terra no nosso frasquinho conforme a avaliação individual que cada um fez ao dia. Felicidade é realizar sonhos e para nós a PWP’4 foi a materialização de um sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário